O que é?
A técnica de descompressão de nervos é simples: faz exatamente o que diz o nome, se descomprimi um nervo que está sendo comprimido por alguma estrutura que está acarretando sofrimento e mal funcionamento desse nervo.
Mas o que causa uma compressão de um nervo ?
Causas Há diversas causas para compressão dos nervos. A primeira se deve a própria natureza e trajeto do nervo. Muitos nervos de sua origem na medula até o órgão alvo segue uma trajetória cheia de obstáculos. Muitos passam por estruturas rígidas e apertadas que se assemelham a túneis. É o caso do nervo mediano no túnel do carpo e do nervo fibular na cabeça da fíbula.
Dessa forma, algumas vezes o nervo pode ficar comprimido nessas estruturas e começa a dar sinais de mal funcionamento como dor, fraqueza ou formigamento.
Outra causa pode se dar devido a formação de cicatrizes. Após uma cirurgia ou um trauma, a formação de uma cicatriz pode encarcerar um nervo . Isso é comum principalmente após alguns tipos de cirurgia. A medida que a cicatriz evoluiu com processo de retração, essa compressão piora e com ela os sintomas.
Uma outra causa se da quando o próprio nervo sofre algum processo em que aumenta de tamanho ou volume. Dessa forma , ocupando um espaço maior ele pode ficar estrangulado em alguma parte do corpo. É o que sucede com muitos paciente que sofrem de hipotireoidismo e diabetes . Os nervos sofrem um processo de espessamento e nervos que geralmente estavam em espaços adequados para seus calibres normais passam a sofrer compressão devido ao seu novo volume. Este é também parte da causa das lesões causas por hanseníase(antigamente conhecida também como Lepra). O bacilo da hansen causa ingurgitamento de diversos nervos em diversas partes do corpo levando a compressão e até estrangulamento do nervo em algumas partes.
Como se faz o diagnóstico?
A compressão na maior parte das vezes é um processo crônico e insidioso. Começa com sintomas leves como dor, dormência e fraqueza discreta que vai piorando com o tempo e algumas circunstâncias.
Um profissional especializado em nervos consegue , com um exame clínico minucioso, topografar, ou seja, saber aonde se encontra a compressão de boa parte dos nervos. Claro que quando há dúvidas exames como a eletroneuromiografia e outros como ressonância e ultrassonografia podem ajudar.
A cirurgia A cirurgia basicamente se resume em tirar as estruturas que estão comprimindo o nervo ou, em alguns casos, realizar uma transposição, ou seja, mudar o nervo para um local aonde não será mais comprimido. A cirurgia varia muito baseado em qual o nervo acometido, em que altura está dando essa compressão e a natureza dessa compressão.
Veja abaixo alguns exemplos:
1-Síndrome do túnel do carpo:
entidade clínica mais comum. Os pacientes experimento formigamento do primeiro até o 4 dedo da mão associado a despertar noturno e, nos casos mais graves, até perda de força progressiva na mão. O nervo mediano é propicio a compressão devido a própria natureza do seu trajeto no punho. Ele passa por um túnel no punho, o túnel do carpo. Diminuição no calibre desse túnel ou o aumento de qualquer estrutura que passa nele pode causar uma compressão do nervo. A cirurgia consiste em abrir o “teto” desse túnel , o ligamento transverso do carpo.
2-Síndrome túnel do tarso:
parecido com o túnel do carpo, parte do nervo tibial passa por um tipo de túnel no pé aonde pode ser comprimido. Os pacientes experimentam dor e formigamento na sola dos pés o que pode afetar em muito a capacidade de andar do paciente. A cirurgia consiste em abrir esse túnel.
3-Síndrome do túnel cubital /Canal de Guyon:
O nervo ulnar tem diversos sítios ao longo do seu trajeto que pode causas compressão. A clínica do paciente varia um pouco baseado na altura em que essa compressão acontecer mas a maioria dos paciente experimento formigamento no 4 e 5 dedos da mão associado a perda a destreza e força na mesma. A cirurgia depende muito do sítio de compressão. Algumas vezes além da descompressão o nervo precisa ser transposto, ou seja, mudado de lugar para que não seja submetido a novas compressões, como o que ocorre em paciente com síndrome do túnel cubital, uma compressão que se da na altura do cotovelo e que também sofrem de subluxação do nervo, que é quando o nervo sai do lugar dependendo se o cotovelo estiver esticado ou fletido. Nesses casos o nervo precisar ser colocado em um novo local para que não haja retorno do problema no futuro.
4-Compressão do nervo fibular: o nervo fibular passa por um túnel osteofibroso logo abaixo do seu curso na cabeça da fíbula. Muitas vezes o nervo pode ser comprimido nesse túnel causando dificuldade para fletir o dorso do pé , dedos e hálux além de formigamento na parte de cima do pé. A cirurgia consiste em abrir esse túnel.
O mais importante
As lesões compressivas costumam se instalar de maneira lenta e insidiosa. No início, formigamentos e algum desconforto, depois, falta de força a anestesia no território responsável pelo nervo.
A compressão leva a estrangulamento dos axônios dentro do nervo assim como do suprimento sanguíneo. No início causa só mal funcionamento do nervo mas com o tempo pode levar a perda irreparável do mesmo. Dessa forma, em quadros de formigamento, dor e falta de forço, paciente deve ser avaliado o quanto antes. Cirurgia precoce traz excelentes resultados. Em casos há muito avançados ela pode impedir a progressão da doença.
Sentindo perda de força, formigamento ou dor que tem piorado com o tempo ? Uma avaliação minuciosa é muito importante nesses casos. Permita-me ajudá-lo. Entre em contato conosco