O que é o Túnel do Carpo?
O túnel do carpo é uma região na transição entre punho e a mão que se assemelha muito com um túnel na vida real. Como um túnel, suas paredes e chão são formados pelos ossos do punho e o teto é formado por uma estrutura fibrosa que se assemelha a uma tenda chamada de retináculo dos flexores. Dentro desse túnel passa diversas estruturas como nervos e ligamentos que são responsáveis pelos movimentos da mão.
Um nervo em especial é muito importante, o nervo mediano. Ele é um dos principais nervos responsáveis pelo movimentos da nossa mão , especialmente do polegar , além de ser responsável pela sensibilidade da maior parte da mão, mais especificamente dos dos 3 primeiros dedos(polegar, indicador, dedo médio ) e parte do anelar.
A síndrome do túnel do carpo
Diferente dos tuneis das cidades, o túnel do carpo pode mudar de tamanho dependendo da posição da mão e do punho. Ele fica maior quando a mão e o punho estão levantados e fica menor quando fica dobrado. Além disso, as estruturas que passam dentro desse túnel também podem aumentar ou diminuir de tamanho. Dessa forma, seja por que o túnel diminui ou devido ao aumento das estruturas que passam dentro dele , o nervo mediano que passa lá dentro dele pode ser apertado. Quando isso acontece o paciente geralmente sente uma dormência que vai do polegar até o dedo anelar além de desconforto, de sensação de mão “pesada”.
Esses sintomas geralmente parecem durante tarefas em que usamos muito a mão como ao digitar, usar ferramentas de trabalho tesoura ou chave de fenda. Nas fases iniciar esses sintomas tendem a melhorar quando repousamos ou chacoalhamos as mãos. É muito comum também o paciente sentir esses sintomas a noite, sendo acordado com a mão “formigando “ ou “dormente” melhorando só após chacoalhar bastante.
Nas fases mais avançadas os sintomas podem ficar mais persistente, não sumindo com facilidade ou mesmo ficando o tempo todo. A pessoa também começa a perceber uma perda progressiva da força na mão, sentindo dificuldade para fazer coisas triviais como segurar copos , xícaras ou talheres.
O diagnóstico
Qualquer pessoa com sintomas parecidos com esses acima deve procurar atendimento com um profissional especializado. Há muitas outras condições que podem ter sintomas parecidos como problemas na coluna ou inflamações nos tendões e músculos.
O profissional avaliará com uma série de exames físicos. Além disso, alguns outros exames podem ajudar a descobrir o diagnóstico ou avaliar a gravidade do quadro. Um deles é um exame chamado eletroneuromiografia. É um exame realizado por um neurologista especializado em que se consegue avaliar a condução dos nervos e, dessa forma, descobrir onde está o problema e a gravidade. Algumas vezes exames como ressonância magnética também podem ajudar.
O Tratamento
Nos casos mais leves, muitas vezes o uso de medicações , repouso e mudanças nas atividades de casa podem resolver o problema. Pessoas que trabalham muito tempo com as mãos precisam aprender rotinas para ajudar e evitar o problema, como descansos periódicos, ergonomia no trabalho e alongamentos. Algumas vezes problemas de saúde como doenças na tireoide e diabetes podem estar piorando a situação. Essas doenças, quando não bem tratadas, podem estar contribuindo com os sintomas, sendo assim, ao tratá-las os sintomas melhoram.
Um tratamento muito eficaz também é o uso de órteses punho-mão, as famosas talas, especialmente para dormir. Muitos pacientes experimentam uma melhora importante com o uso desses dispositivos.
Infelizmente muitas vezes os sintomas não melhoram apesar de todas essas medidas ou até continuam se agravando. Nesse caso, o tratamento cirúrgico pode ter indicação.
O tratamento cirúrgico consiste em “abrir” o túnel, ou seja, aliviamos a pressão dentro do túnel ao cortar o ligamento que forma o teto do túnel, o retináculo dos flexores. Ao abri-lo, o túnel expande e diminui a pressão sobre o nervo mediano, melhorando os sintomas. Alguns sintomas melhoram logo após a cirurgia, outros podem demorar um pouco mais para melhorar.
O mais importante!
A síndrome do túnel do carpo é uma condição extremamente comum, afeta homens e mulheres e podem causar bastante prejuízo para o dia a dia da pessoa. O mais importante é ser avaliado por um profissional competente o quanto antes!