Neurocirurgião especialista em nervos periféricos

Dr. Ricardo Felipe dos Santos
CRM: 71871 - RQE: 53902

SÍNDROME CUBITAL

Saiba mais sobre

SÍNDROME CUBITAL

Síndrome Cubital

O que é túnel cubital?

Todos nós conhecemos essa região. Duvida? Já bateu com o cotovelo em algum lugar e sentiu um choque? Então bateu o nervo bem nessa região!

O túnel cubital é uma região no nosso cotovelo por onde passa um dos mais importantes nervos que inervam nossa mão, o nervo ulnar.  No cotovelo o nervo passa por uma série de estruturas que se assemelham a um túnel; suas paredes formadas por estruturas ósseas, o olécrano e epicôndilo medial, e seu teto formado pelo retináculo cubital, também conhecido como ligamento de osborne.

Sintomas

O nervo ulnar é responsável por inervar diversos músculos da mão, especialmente diversos músculos pequeninos que nos conferem a destreza e a capacidade de realizar movimentos delicados com a mão. Além disso, ele é responsável por inervar os últimos dois dedos da mão, o mindinho e metade do anelar.

Sendo assim, muitas pessoas experimentam um desconforto na mão na forma de formigamento ou mesmo de “peso” na região na parte de dentro da mão e nos últimos 2 dedos. Os sintomas surgem especialmente quando se está realizado tarefas com a mão ou depois de ficar muito tempo com o cotovelo dobrado.

Com o agravamento da condição, a pessoa pode começar a sentir uma fraqueza na mão e dificuldade para segurar objetos como copo e talheres e para realizar tarefas delicadas com a mão como usar pinças e costurar além de perder a sensibilidade na parte de dentro da mão e dos últimos 2 dedos.

Diagnóstico

Pessoas que sofrem de sintomas parecidos com os descritos acima precisam ser avaliados por um médico especializado. Há diversas outras condições que podem assemelhar com síndrome do túnel cubital como problemas na coluna e inflamações nos músculos e tendões.

Um médico especilizado realiza um exame físico apurado que ajuda a diferenciar essas condições. Além disso, exames como a eletroneuromiografia e ressonancia magnética podem ajudar nos casos mais difíceis.

Tratamento

A Síndrome do Túnel cubital é uma condição grave.  No casos mais avançados a pessoa pode perder  muito da função da mão e, com isso, criar uma série de limitações no seu cotidiano.

Nos casos mais leves medicações e mudanças no cotidiano, assim como o tratamento de problemas de saúde que podem estar piorando o quadro como doenças da tireóide e diabetes podem ajudar a melhorar.

Infelizmente o uso de ortese de cotovelo, como nos casos de síndrome do túnel do carpo, não traz resultados tão satisfatórios .

Em uma grande maioria das vezes o tratamento cirúrgico é o caminho. Ele é capaz de ajudar a melhorar os sintomas e previnir a piora da doença.

O mais importante!


A síndrome do túnel do cubital  é uma condição extremamente comum, afeta homens e mulheres e podem causar bastante prejuizo para o dia a dia da pessoa. O mais importante é ser avaliado por um profissional competente o quanto antes!

Curriculo

Dr. Ricardo Felipe dos Santos

CRM: 71871 - RQE: 53902

Recuperando movimentos. Restaurando vidas.