
Mão caída é uma condição extremamente debilitante onde a pessoa não perde capacidade de esticar ou levantar o punho, os dedos e o polegar, ficando com um aspecto de mão caída.

O que causa mão caída?
Existe um nervo em nosso corpo que é responsável por realizar a chamada extensão de todos os músculos do membro superior, ou seja,, de realizar elevar, esticar, o cotovelo, punho ,dedos e polegar. Esse é o trabalho do nervo radial. Ele é formado no plexo braquial e segue um curso na parte de trás do braço, antebraço e mão. Ele é responsável pela capacidade de realizar a extensão de todas as articulações do ombro para baixo, além de contribuir para capacidade de supinação, a capacidade de rodar a palma da mão para cima , e da sensibilidade nas regiões de trás do braço, antebraço e mão.
Lesões nesse nervo podem comprometer nossa capacidade de conseguir estender nossas articulações. Quando isso ocorre, ficamos com a mão com aspecto de caída, não sendo possível levantar punho, dedos e polegar. O que muitos não sabem que quando não conseguimos esticar o punho , nossa capacidade de usar os dedos para fechar, ou seja, para segurar e prender as coisas fica comprometida também. Dessa forma, a mão caída confere uma perda de função importante, deixando a mão quase incapaz de realizar as mais básicas das tarefas.
Principais causas
O nervo radial pode ser machucado de diversas formas. Lesões cortantes como aquelas causadas por facas, cacos de vidro são causas importantes de lesão no nervo radial.
Além disso, como o nervo radial desce pelo braço muito próximo ao osso, fraturas no braço podem causas lesões desde estiramento até por ruptura do nervo.
Como se realiza diagnóstico?
A avaliação clínica com exame físico e anamnese são a principal ferramente de investigação nesses casos. Um profissional especialista e experiente é capaz de avaliar a aonde ocorreu a lesão, ou seja, topografar a lesão, assim como a extensão dessa.
As vezes exames podem ajudar nessa avaliação. Eletroneuromiografia podem ajudar a avaliar o grau da lesão e exames como radiografias, tomografias e ressonância magnética podem ajudar a avaliar, especialmente quando há história de fraturas envolvida.
Como se trata?
O nervo radial é um dos nervos como melhor capacidade de regeneração. Muitas lesões que causam mão caída tem potencial de recuperar com reabilitação adequada.
Infelizmente muitos casos requerem tratamento cirúrgico. Nas lesões cortantes ou por estiramento pode ser necessário reconstruir o nervo.
Em casos específicos, quando a lesão no nervo é muito alta, existe a opção de transferências nervosas para recuperar movimentos específicos.
Nos casos mais tardios, com mais de 1 ano de evolução, as cirurgias de nervo não são mais possíveis. Ainda sim há opções de tratamento. Pode-se realizar a transferência miotendinosa, onde se pega alguns músculos redundantes da mão e do antebraço e os realoca em outra posição para realizar a extensão punho, dedos e polegar
Os mais importantes
A mão caída causa um comprometimento importante do funcionamento da mão. Quando devidamente tratado, é possível restaurar essa função.
Por isso é importante ser avaliado o quanto antes por um profissional especialista na área . Quanto mais precoce o tratamento , melhor os resultados. Tempo é músculo e músculo é função!