O que é?
Lesões nos nervos ocorrem o tempo todo: podem acontecer em praticamente qualquer tipo de trauma, desde acidentes domésticos como naquele corte na mão durante o churrasco de domingo ou mesmo com aquele corte pelo copo de vidro que quebrou até mesmo os acidentes mais violentos como as vítimas de lesão de arma de fogo do assalto, o motoqueiro que caio da moto ou o senhor que caiu da árvore enquanto tentava podá-la. Ocorre o tempo todo.
Embora existam diversas técnicas para recuperar o nervo ou a função que ele exercia, a reconstrução do nervo ainda é uma das mais antigas e eficazes.
Como é?
A reconstrução significa exatamente isso, tentar recuperar um nervo danificado. Como isso é feito dependente um pouco de como ele foi danificado.
Um nervo cortado pode tentar ser reconectado por meio de uma microcirurgia, uma cirurgia onde se usa um fio muitíssimo mais fino que um fio de cabelo e sutura-se o nervo com auxílio de um microscópio.
Neste processo tenta-se reconectar as pontas soltas. Um músculo que foi estirado ou esmagado está em continuidade mas tem uma parte não funcionante. Nesse caso retira-se essa parte não funcionante e se religam as partes boas.
Isso pode ser feito diretamente , o que chamamos de reconstrução primária, ou por meio de enxerto, quando as partes saudáveis não estão próximas o suficiente. Nesse caso um enxerto de nervo é necessário.
Usualmente o enxerto de nervo é um nervo doador que pode ser sacrificado sem trazer transtorno para paciente. O principal dele é o nervo sural, um nervo bem comprido que passa atrás da nossa perna e que é responsável pela sensibilidade de uma pequena área próxima do calcanhar.
Uma quantidade generosa de enxerto pode ser obtida através desse nervo . Com ele é possível preencher a falha entre duas partes saudáveis de um nervo lesado.
O mais importantes
Lesões de nervos são mais comum do que a maior parte das pessoas imagina. O grande dilema das lesões nervosas é que tempo é músculo! Infelizmente muitos pacientes demoram para procurar uma assistência adequado ou são mal orientados por outros colegas médicas.
A técnica de reconstrução de nervo além de outras como transferências nervosas têm um grande poder de recuperar a função do nervo lesado. Infelizmente muitos pacientes experimentam perda de movimentos e sensações que são extremamente debilitantes e que afetam muito a qualidade de vida e que poderiam ser remediadas se procurado a tempo.
Se você foi vítima de alguma lesão de nervo ou conhece alguém que foi, procure assistência o quanto antes. Podemos ajudá-lo! Entre em contato.